História

Discentes e Egressos do Posletras: Clique aqui e faça sua inscrição

 

Neste ano de 2020, ainda temos algo a contar além das perdas, do luto, do medo e da angústia que nos toca a todos, pelo enfrentamento da pandemia do coronavírus. Contamos e comemoramos os 10 anos em que se completa o início efetivo do Programa de Pós-graduação em Letras da UFOP, que, tendo seu APCN (Análise de Propostas de Cursos Novos) aprovado pela CAPES em 2009, iniciou sua primeira turma do Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem, em março de 2010. Nesses dez anos, dos 189 alunos regulares, tivemos 122 dissertações defendidas entre a turma iniciante e a de 2018; em 2019, contamos 14 defesas, e neste ano de 2020, até o presente momento, mais 12.  Esses números, evidentemente, não se explicam sem o comprometimento dos professores que contam a história dos dez anos do Posletras da UFOP. Além do quadro permanente de pesquisadores, hoje com 15 professores, o Programa, com três linhas de pesquisa, conta com a experiência de pesquisadores visitantes (de 2010 a 2012 e atualmente), de 7 pesquisadores em Estágio Pós-doutoral (de 2013 até hoje), além de 4 colaboradores da própria Universidade. Na interlocução com docentes de outras instituições, o Programa mantém sua revista científica Caletroscópio, que desde 2012 promove semestralmente a divulgação de artigos científicos de pesquisadores da área de Estudos da Linguagem.  Não sem esforço, pessoal e em equipe, os professores do Posletras expandem cotidianamente as tarefas de docência, orientação e pesquisa parase envolver em atividades que promovem maior visibilidade ao Programa, como conferências e atividades nacionais e internacionais. Desta forma, o Programa busca construir sua internacionalização promovendo a divulgação científica das palestras e atividades ofertadas tanto por professores da UFOP que divulgam suas pesquisas em instituições estrangeiras quanto de professores de instituições estrangeiras que vêm à UFOP, além de apoiar o desenvolvimento de pesquisas em parceria com universidades de outros países.Docentes e discentes do Programa ainda desenvolvem atividades de impacto social na Região dos Inconfidentes, implementando ações para a educação básica e ações voltadas para a comunidade que envolvam o trabalho acadêmico.

Com as sabidas demandas e não poucas dificuldades que caracterizam nossa área de conhecimento, é necessário enfatizar o grau de envolvimento profissional e pessoal que cabe a cada participante do Programa e agradecer pelos dez anos que temos a comemorar. Não sem razão, escolhemos a data de 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, para encerrar o evento, que contará com a participação da escritora Conceição Evaristo, uma das mais importantes intelectuais da nossa época.

Cumprindo as exigências de isolamento social do momento, organizamos uma programação, a ser apresentada virtualmente, nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2020. Iniciaremos, no dia 18, às 18h30, com uma mesa redonda em que os ex-coordenadores do Programa e a atual Coordenadora apresentarão um breve histórico a respeito dos passos da implantação da pós-graduação em Letras na UFOP, de 2010 até hoje.

No dia 19, às 14h30, haverá uma roda de conversa com alguns dos primeiros professores do Programa, e às 18h30, uma mesa redonda com alunos egressos do Mestrado, que discorrerão sobre o impacto do Posletras em suas vidas.Durante todo o evento haverá divulgação dos vídeos dos egressos, contando suas pesquisas.

No dia 20, às 9h30, numa mesa redonda, professores do Programa farão exposições a respeito de cada uma das três linhas de pesquisa do Programa. E para encerrar, às 16h, acontecerá a mesa redonda em torno do tema “60 anos de Quarto de despejo, de Carolina de Jesus”, mediada pela Profa. Kassandra Muniz. Também doutora em Literatura Comparada, a escritora Conceição Evaristo comporá a mesa com a Professora colaboradora do Posletras Elzira Divina Perpétua, primeira pesquisadora da área de Letras no Brasil a estudar os diários de Carolina Maria de Jesus. Ambas escolheram falar sobre os 60 anos da obra Quarto de Despejo, comemorados neste 2020.